Como navegar no site

Dicas para acessar o conteúdo do site

O site do Setor de Patrimônio encontra-se em constante melhoria, visando primariamente facilitar o acesso a documentos e informações sob a ótica do usuário que acessa o conteúdo das diversas páginas que compõem o site. Apesar da constante evolução, a estrutura de navegação foi pensada a partir dos processos de trabalho e serviços oferecidos pelo Setor de Patrimônio. Dessa forma, o site conta basicamente com cinco grupos de conteúdo, disponibilizados na coluna esquerda do site. Cada grupo contempla processos e serviços específicos que caracterizam o grupo, e são disponibilizados em ordem alfabética para facilitar o acesso do usuário às informações específicas. Os grupos são ordenados sequencialmente tendo em vista o estágio da vida útil dos bens patrimoniais, ou seja: ingresso/ incorporação, movimentação/ gestão interna e baixa/ desincorporação. Dessa forma, têm-se os seguintes grupos e conteúdos do site:

  • INCORPORAÇÕES: esse grupo contempla conteúdo relacionado principalmente com o estágio de ingresso dos bens na Universidade, seja por meio de aquisição própria, doações, permutas ou cessão de uso, por exemplo. Dessa forma, são disponibilizadas informações relativas à incorporação de bens adquiridos com orçamento próprio (recursos orçamentários), seja por fornecimento nacional ou adquiridos via importação. Também são disponibilizadas informações sobre ingressos extraorçamentários, a exemplo de recebimento de doações em benefício da Universidade (remanescentes de projetos de pesquisa, doação por pessoa jurídica ou por pessoa física), além de informações e documentos voltados para os docentes pesquisadores do campus de Joinville relacionadas especificamente com os projetos de pesquisa. Aos fornecedores de bens há disponível uma página com informações sobre agendamento de entregas de materiais empenhados pelo campus de Joinville, além de outros conteúdos relacionados a ingresso de bens no campus.
  • MOVIMENTAÇÕES: no grupo de movimentações, são disponibilizados documentos e informações relacionados à gestão interna dos bens móveis. Nesse espaço é possível encontrar informações sobre empréstimo de bens e sobre portabilidade de bens para quem necessita fazer uso de bens móveis do campus fora das dependências da Universidade. Em sentido semelhante, constam informações e documentos sobre acionamento de garantia e como proceder quando são necessários reparos ou manutenções de bens para prolongamento de sua vida útil, além de informações sobre como proceder para solicitar recolhimento de bens inservíveis. Ainda, uma seção própria contempla informações acerca dos processos de transferência patrimonial e requerimento de Certidão de Regularidade Patrimonial (CRP), obrigatória para comprovar a regularidade patrimonial do servidor público em diversas situações elencadas na legislação. Outros conteúdos relativos à gestão interna dos bens são disponibilizados e atualizados oportunamente neste grupo (movimentações).
  • INVENTÁRIOS: grupo específico destinado a informações, documentos e notícias sobre inventário anual de bens móveis da Universidade, em especial no que diz respeito aos inventários dos bens do campus de Joinville.
  • BAIXAS: neste grupo, o conteúdo é voltado para o final do ciclo de vida útil dos bens móveis e para situações excepcionais atreladas a ciclo de vida útil curto (baixas prematuras). Dessa forma, é possível encontrar informações, formulários, normas e outros documentos que abordam a alienação de bens, a exemplo do leilão, doação da UFSC para outras instituições e descarte de bens. Além disso, são disponibilizadas informações sobre o Termo Circunstanciado Administrativo (TCA) e sobre a sindicância patrimonial, para apuração de irregularidades patrimoniais e formas legalmente previstas para regularização, além de outros conteúdos relacionados ao grupo de baixas patrimoniais.
  • UTILIDADES: grupo de conteúdo complementar e de relevante interesse aos servidores do campus de Joinville e à sociedade em geral. Neste grupo, são disponibilizados manuais relacionados à gestão patrimonial, bem como manuais de funcionamento de certos equipamentos, por exemplo. Além disso, há uma seção dedicada ao mapeamento de processos, de modo que podem ser acessados todos os processos mapeados pelo Setor de Patrimônio, agrupados conforme o ciclo de vida útil dos bens (essa seção também está acessível em menu da ala direita do site). No grupo de utilidades, também são disponibilizadas informações sobre as responsabilidades, deveres e vedações dos servidores públicos em relação aos bens da Universidade, além de uma seção que comporta relatórios que visam divulgar dados de acesso público e estimular a cultura de transparência na gestão patrimonial do campus. Uma seção dedicada a perguntas frequentes e respectivas respostas também está disponível no grupo de utilidades.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o Setor de Patrimônio. Estamos constantemente buscando implementar melhorias no site para acesso a informações públicas. Os contatos do Setor de Patrimônio estão disponíveis ao lado, na aba direita.