Manutenções e Garantias

Manutenção e Conserto de Bens

No caso de algum bem patrimoniado do campus Joinville apresentar problemas e necessitar de manutenção, conserto ou substituição em garantia, algumas precauções devem ser adotadas, seguindo as normas estabelecidas na Portaria Normativa nº. 7/GR/2007, em especial Art. 70, I; 72 e 73. Dessa forma, o conserto de bens de natureza permanente segue uma série ordenada de possibilidades de solução a determinado problema apresentado pelo objeto, que compreende, inicialmente, a verificação da vigência de garantia contratual firmada com o fornecedor. Caso a garantia esteja exaurida, avalia-se a possibilidade de efetuar a manutenção local (no campus), considerando-se as limitações de pessoal, orçamento e materiais. Sendo inviável a manutenção in loco, efetua-se contato com o Núcleo de Manutenção (NUMA), órgão da UFSC situado em Florianópolis. Esgotadas essas tentativas, ao requerente cabe avaliar com o Setor de Compras ou Setor de Contratos e Serviços do campus a possibilidade de firmar contrato de manutenção com empresa especializada, mediante procedimentos próprios. Ao Setor de Patrimônio compete intermediar na busca por solução de conserto de bens, como facilitador do processo, não se responsabilizando, portanto, por providenciar contratos.

Procedimentos para iniciar o processo de conserto/ manutenção de bens de natureza permanente:

  • Preencher o Requerimento para Manutenção de Bens Permanentes, disponível para download abaixo. Uma vez preenchido, assinar eletronicamente e encaminhar para o e-mail do Setor de Patrimônio (patrimonio.jve@contato.ufsc.br);
  • O Setor de Patrimônio fará a análise do pedido, encaminhando conforme a ordem de possíveis soluções mencionadas acima. O encaminhamento será feito apenas para bens que possuem registro patrimonial válido (requerimentos que fizerem menção a bens particulares, sem identificação patrimonial ou vinculados a projetos de pesquisa sem o devido registro patrimonial na UFSC serão recusados). Seguir as orientações de preenchimento que constam no formulário;
  • Ao requerente cabe manter o bem objeto de manutenção ou conserto em sua sala ou laboratório até receber novas instruções do Setor de Patrimônio acerca dos próximos encaminhamentos. As instruções serão repassadas por e-mail;
  • É fundamental que o requerente fique atento às informações que serão repassadas por e-mail, em especial quanto aos prazos de cumprimento das fases do processo e nos casos que envolvem bens em garantia. Importante checar possíveis mensagens direcionadas para a caixa de Spam;
  • Cabe ao requerente providenciar previamente a descontaminação do objeto. Entende-se por descontaminação, para fins desse processo, a remoção de produtos químicos, graxas, óleos, sujeiras em geral, gás tóxico com potencial de vazamento ou materiais de teste que tenham sido deixados no equipamento. Requer-se cuidados especiais em relação a possíveis contaminantes químicos, biológicos, radioativos, ou que, de alguma forma, possam representar riscos à saúde, à integridade física ou à vida de quem for manipular o objeto destinado a conserto ou manutenção;
  • Caso o objeto não tenha sido previamente preparado para transporte e tratando-se de equipamento, orienta-se que todos os componentes, peças ou módulos necessários ao funcionamento sejam mantidos juntos ao equipamento principal, para serem verificados em eventuais testes de funcionamento;
  • Na medida do possível, acondicionar o objeto com proteção para transporte (nas situações em que a remoção do objeto das dependências do campus se fizer necessária), conforme informações enviadas por e-mail pelo Setor de Patrimônio. Observar cuidados especiais em relação a componentes frágeis, quebradiços, cortantes ou sujeitos a extravio, para acondicioná-los adequadamente;
  • Recomenda-se acessar o fluxograma do processo, disponível abaixo, para melhor compreensão das etapas e prazos do processo.

Acesse aqui o fluxograma do processo.